Preste atenção nas pessoas e veÃculos que se aproximam de você
Tome cuidado com abordagens estranhas, histórias convincentes e pedido de ajuda. A tarefa é desconfiar!
Mantenha-se em local bem iluminado e que tenha movimentação de veículos e pedestres.
Se está a pé e perceber que está sendo seguido, entre em algum comércio, aproxime-se da portaria de alguma empresa, ligue para a polícia (190).
Em pontos de ônibus e estações de metrô, esteja sempre alerta. Criminosos se aproveitam da falta de atenção das pessoas para furtar bolsas, compras , aparelhos celulares. Leve os pacotes sempre a frente do corpo.
Mantenha apenas um cartão bancário em sua carteira. Isso reduzirá o tempo de permanência com criminosos em casos de sequestro-relâmpago.
Escolha bolsas menores e faça uma revisão dos itens desnecessários que transporta. Quanto menos coisas estiver carregando, menor o prejuízo.
Ao embarcar no veículo, verifique se não há ninguém suspeita no entorno. Entre, trave as portas e inicie o deslocamento. Simultaneamente ao início do deslocamento, coloque o cinto de segurança Assim você permanece o menor tempo possível dentro do veículo parado e exposto ao risco de alguém se aproximar.
Durante
Reagir é sempre uma péssima opção. Os criminoso geralmente estão em grupo, ainda que você não os veja.
A missão consiste em não piorar o que já está ruim. O criminoso já lhe furtou ou lhe roubou. Ocorreu uma perda patrimonial, mas pode piorar. Caso aconteça algum imprevisto, a vítima pode sair ferida ou algo pior.
Mantenha as mãos à amostra. Sem dizer sequer uma palavra, com esse procedimento, você estará transmitindo duas importantes informações aos criminosos: vou obedecer às suas ordens e não sou risco para você. Mantenha suas mãos visíveis todo o tempo.
Caso tenha que movimentar sua mão (para buscar a carteira ou para soltar o cinto de segurança, por exemplo), informe antes. Ao receber a informação de que a sua mão se movimentará, o criminoso manterá o próprio controle emocional e não interpretará como risco esse seu movimento.
Obedeça às ordens. O momento de prevenção já passou. Agora é momento de gerenciar essa situação difícil. Evite gestos bruscos, tentativas de negociação ou tentar correr. Tudo isso é considerado reação. Nunca recomendamos a reação.
Não conte com a ajuda de estranhos em caso de contato com criminosos.
Fonte: Segurança é estilo de vida