Preste atenção nas pessoas e veículos que se aproximam de você

Preste atenção nas pessoas e veículos que se aproximam de você

Tome cuidado com abordagens estranhas, histórias convincentes e pedido de ajuda. A tarefa é desconfiar!

Mantenha-se em local bem iluminado e que tenha movimentação de veículos e pedestres.

Se está a pé e perceber que está sendo seguido, entre em algum comércio, aproxime-se da portaria de alguma empresa, ligue para a polícia (190).

Em pontos de ônibus e estações de metrô, esteja sempre alerta. Criminosos se aproveitam da falta de atenção das pessoas para furtar bolsas, compras , aparelhos celulares. Leve os pacotes sempre a frente do corpo.

Mantenha apenas um cartão bancário em sua carteira. Isso reduzirá o tempo de permanência com criminosos em casos de sequestro-relâmpago.

Escolha bolsas menores e faça uma revisão dos itens desnecessários que transporta. Quanto menos coisas estiver carregando, menor o prejuízo.

Ao embarcar no veículo, verifique se não há ninguém suspeita no entorno. Entre, trave as portas e inicie o deslocamento. Simultaneamente ao início do deslocamento, coloque o cinto de segurança Assim você permanece o menor tempo possível dentro do veículo parado e exposto ao risco de alguém se aproximar.

Ao desembarcar do carro, verifique se há pessoas em atitudes suspeitas ou se o local favorecerá o furto do veículo ou de algum objeto em seu interior. Permanecer dentro do carro estimula eventuais criminosos. Desligue o motor e saia.
 
Estacione o carro em estacionamentos regulares. Evite deixar na rua. Lembre-se de guardar objetos soltos no porta-malas. Muitos criminosos observam o que há no interior do veículo e quebram vidros para furtá-los. Use o porta-malas para o transporte de bolsas, pastas,casacos e sacolas.
 
Mantenha os vidros totalmente fechados e as portas sempre travadas.
 
Jamais ceda à tentação de dar esmolas.
 
Mantenha distância do veículo à frente.
 
Desconfie de qualquer situação que faça parar o veículo. Um simples pneu furado ou vidro quebrado pode ter sido provocado. Jamais pare o carro para oferecer ajuda.
 
Evite registrar no telefone celular informações que deixem explícito o seu vínculo com o contato. Exemplo: casa, mãe etc.
 
Em locais de permanência mantenha vigilância sobre os seus pertences pessoais. Muitos criminosos aproveitam-se de distrações em lojas e restaurantes para furtar bolsas, telefones celulares e outros objetos. Em restaurantes, mantenha seus objetos pessoais, bolsas e pastas à frente do corpo. Utilize um porta-bolsas ou os dispositivos oferecidos por alguns restaurantes.
 
Caso se ausente do local, leve consigo os seus pertences pessoais ou peça para alguém cuidar deles.
 
Muito cuidado nos caixas eletrônicos. Prefira sacar o dinheiro em locais movimentados tais como shopping centers e supermercados. Mantenha vigilância durante esse momento. Desconfie das pessoas no seu entorno.

 

 

Durante

Reagir é sempre uma péssima opção. Os criminoso geralmente estão em grupo, ainda que você não os veja.

A missão consiste em não piorar o que já está ruim. O criminoso já lhe furtou ou lhe roubou. Ocorreu uma perda patrimonial, mas pode piorar. Caso aconteça algum imprevisto, a vítima pode sair ferida ou algo pior.

Mantenha as mãos à amostra. Sem dizer sequer uma palavra, com esse procedimento, você estará transmitindo duas importantes informações aos criminosos: vou obedecer às suas ordens e não sou risco para você. Mantenha suas mãos visíveis todo o tempo.

Caso tenha que movimentar sua mão (para buscar a carteira ou para soltar o cinto de segurança, por exemplo), informe antes. Ao receber a informação de que a sua mão se movimentará, o criminoso manterá o próprio controle emocional e não interpretará como risco esse seu movimento.

Obedeça às ordens. O momento de prevenção já passou. Agora é momento de gerenciar essa situação difícil. Evite gestos bruscos, tentativas de negociação ou tentar correr. Tudo isso é considerado reação. Nunca recomendamos a reação.

Não conte com a ajuda de estranhos em caso de contato com criminosos.

 

 

 

Fonte: Segurança é estilo de vida

 


MAIS DICAS DE SEGURANÇA

  • Secopi, é referência em falar sobre Segurança em Residências no Pi
    Matéria realizada pela TV Clube, Afiliada à Globo! Continue lendo


  • Sistema de rastreamento evita roubos
    Continue lendo


  • Se você mora em casa, já revisou a segurança dela?
    Manter as portas sempre trancadas é uma delas. Continue lendo


  • Preste atenção nas pessoas e veículos que se aproximam de você
    Muito cuidado nos caixas eletrônicos. Continue lendo


  • Dicas de segurança para evitar roubos e arrastões em prédios
    Manter um cadastro de visitantes e prestadores de serviço e monitorar o local com câmeras de segurança são algumas das medidas que ajudam a evitar este tipo de ação. Continue lendo